terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sukiyaki


O sukiyaki, ou sukiaki, é um prato japonês que estimula a convivência humana, pois surgiu para ser dividido com outras pessoas. Compara-se ao fondue bourguignone dos europeus, que aliás nada tem a ver com a de queijo, pois nele não se funde a carne, frita-se em óleo. O nome vem do fato de utilizar o mesmo equipamento do fondue de queijo.

Originalmente, o sukiyaki era um prato único e comunitário preparado em uma grande caçarola e, aparentemente, surgiu na Idade Média, mas outras informações dizem ter origem rural.

A palavra compõe-se de suki, que designa rastelo e yaki, assar. Em outras palavras, significa assar com rastelo , um instrumento dotado de dentes para aplainar a terra lavrada. Com ele, os camponeses colocavam os alimentos diretamente no fogo, sem precisar levar ao campo os utensílios de cozinha.

Hoje o sukiyaki se converteu em prato requintado. Nos restaurantes, fazem-no na frente do cliente, em panela de ferro especial, onde todos se servem. Daí o efeito de reafirmar laços afetivos e familiares à mesa. Além disso, é muito gostoso e, por ser cozido e não cru, inicia muitas pessoas na rica e saborosa culinária japonesa.

(Matéria da revista Gosto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário