sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Quinoa, o poderoso grão


Não é por acaso que a quinoa alcançou o reconhecimento da ONU como um dos alimentos mais completos do planeta, ao reunir uma grande concentração de aminoácidos essenciais, fibras, proteínas e vitaminas, além de substâncias relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e à funções como a memória e o aprendizado.

O vegetal, cultivado nas regiões andinas há pelo menos 5 mil anos, é produzido principalmente na Bolívia, o maior fornecedor mundial. O poderoso grão previne doenças como o câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, bom como aumenta a imunidade do organismo e a capacidade de recuperação dos tecidos. É também indicado para dietas de perda de peso, por conter fibras que regulam o intestino e aumentam a sensação de saciedade.

Rica e balanceada, além de suas proteínas únicas, a quinoa também fornece açúcares, óleos ricos em ácidos linoléicos, fibras, minerais e vitaminas. Fácil de digerir, a quinoa é um alimento leve, de fácil digestão, em comparação a grande maioria dos outros grãos. Além de ser livre de glúten, o que a torna o alimento apto para celíacos.

Fácil e simples de preparar, um prato feito à base de quinoa leva 15 minutos para ser feito. Além disso, o alimento pode substituir quase qualquer outro grão em muitas receitas. Tem um gosto delicioso e pode ser usado para preparar desde pratos principais até saladas.

A leveza da quinoa combinada à sua versatilidade em pratos frios como saladas e sobremesas, fazem dela uma fonte ideal de nutrição.

Inclua a quinoa em seu cardápio!

(Revista Free São Paulo)

Um comentário:

  1. Eu adoro! principalmente a sopa com quinoa em grãos.
    Mas uso em flocos também, no iogurte, sucos saladas, ...

    ResponderExcluir