quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cozinha do Sertão

Conheça o Chef Rodrigo Oliveira, que já ministrou vários eventos no Atelier Gourmand! Venha fazer seu evento com a gente!


Com sangue nordestino correndo em suas veias o Chef Rodrigo Oliveira, em seu restaurante Mocotó, conquistou o público ao ponto de ser eleito um dos 100 brasileiros mais influentes do ano, sendo o único Chef da lista.

Em uma entrevista ao Jornal Open, o chef mostra que, apesar de tudo que já conquistou, segue mantendo a humildade e o trabalho árduo para continuar levando a seus clientes o sabor da cozinha nordestina.

Open: Pra você, como é ter consquistado tanta fama e prestígio levando ao público o sabor da comida típica da terra de sua família? Você nunca teve vontade de trabalhar com outros tipos de cozinha?
Rodrigo: Falar da sua história, do seu chão é a melhor maneira de se ter propriedade sobre um tema. E com o Mocotó é assim, sertanejos falando de comida sertaneja. Quando olhamos para os nossos ingredientes e nosso repertório culinário, o fazemos sem dar as costas ao mundo. Pelo contrário, estamos sempre procurando referências que possam ser agregadas à nossa cozinha.

Qual a sua relação com o Nordeste?
Sou filho de nordestinos sertanejos e passei boa parte da minha infância por lá. Ainda hoje boa parte da família dos meus pais está por lá e sempre que posso vou lá para visitá-los e fazer pesquisas. Tenho certeza de que só poderemos ter uma grande cozinha nacional se entendermos e excedermos a cozinha regional.

Como é a sensação de ser eleito um dos 100 brasileiros mais influentes pela Revista Época, e ainda o único chef da lista?
Foi uma grande surpresa e, pra mim, só faz sentido essa indicação se pensarmos que foi motivada pelo nosso pioneirismo em defender e evoluir a cozinha regional, a cozinha sertaneja. Conheço muitos cozinheiros mais talentosos que eu, mas não é meu papel questionar a indicação, né?

Como foi a parceria com o Azeite de Oliva Espanhol e a criação das receitas para o E-BOOK?
Já estamos usando os azeites espanhóis há algum tempo no restaurante e fazer o e-book foi um grande prazer. É ótimo poder mostrar como o azeite é universal.

Essa é para quem ainda não conhece o Mocotó: o que o paulistano pode esperar ao visitar a casa?
Boa comida e boa acolhida.

O que planeja para um futuro próximo, tanto para o Mocotó quanto para sua carreira como chef?
Estamos apenas começando, o melhor está por vir!


Chef Rodrigo Oliveira em um dos eventos do Atelier Gourmand:






Nenhum comentário:

Postar um comentário