terça-feira, 1 de novembro de 2011

Minas à Francesa

Nosso ingrediente da semana é o Queijo de Minas!
Claro que resolvemos buscar uma matéria especial sobre esse queijo tão delicioso!
Para saber mais sobre esse ingrediente, acesse: www.ateliergourmand.com.br



Feito numa casa na capital paulista, queijo bem brasileiro surpreende pela textura e sabor.

O interesse pela gastronomia brotou quando os amigos Bernardo Criscuolo e José Bernardo Ferber cursavam o Liceu Pasteur, escola franco-brasileira experimental da capital paulista, onde tinham contatos constantes com o mundo das panelas. Pesou, também, o DNA da ascendência framcesa do primeiro, da qual herdou uma tradição queijeira, e o interesse profundo pelo assunto, do segundo.

Daí para começarem a produzir o próprio queijo foi um pulo. Hoje, após três anos de tentativas e erros, quem prova o queijo Minas que fazem surpreende-se pela sofisticação do produto, legitimada à primeira mordida. E o que é o melhor, com identidade própria.

"Nosso trabalho segue as regras tradicionais de fabricação do queijo Minas, porém, com alterações que o deixam com sabor mais acentuado que o normal e muito mais cremoso, lembra até o Brie", afirma Bernardo.

De fato, o sabor é marcante e, após o corte da primeira fatia, seu interior apresenta-se mole, parecendo um foundant, mas sem perder a consistência. Parte do segredo, ele revela, começa na maturação, que é feita com a umidade do soro do queijo. Depois, a peça descansa nesse mesmo líquido, o que deixa a textura cremosa. Outro ponto importante é o tipo de leite usado - ele vem de uma fazenda no município de Salto (SP) que utiliza alimentação enriquecida no trato de seus animais. Por fim, a pasteurização. "Não usamos leite cru, e sim cloreto de cálcio e fermento lácteo, elementos típicos na receita original do queijo Minas", diz Bernardo.

A produção varia por volta de 100 a 105 peças, vendidas a R$15,00 cada e entregues porta a porta pelos próprios empreendedores, que só trabalham sob encomenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário